Alerta de achados críticos em sistemas de diagnóstico por imagem

^CCCD05877E316612F8265C1373163DFB091935B80FB9F9CEC3^pimgpsh_fullsize_distr

Alerta de achados críticos em sistemas de diagnóstico por imagem

Um sistema de PACS completo e que atenda as necessidades de todos os profissionais envolvidos no processo de diagnóstico por imagem necessita de funcionalidades básicas e simples para agilizar a comunicação de informações cruciais que são descobertas no momento da análise das imagens do paciente. Surge assim, a ferramenta de registro de achados críticos, que possibilita ao médico radiologista que está elaborando o laudo, registrar e notificar imediatamente o local de origem ou médico solicitante do exame.

 

A comunicação rápida e segura entre hospitais, clínicas e médicos responsáveis pelos pacientes é indispensável, especialmente quando há um diagnóstico crítico que precisa ser imediatamente comunicado, ou seja, a intervenção imediata é essencial para a saúde do paciente. Sendo assim, o registro de alerta de achados críticos é feito diretamente no sistema Animati PACS, e enviado por email ou por SMS para os profissionais responsáveis.

 

^CCCD05877E316612F8265C1373163DFB091935B80FB9F9CEC3^pimgpsh_fullsize_distr

 

Segundo o médico Pedro Carvalho, radiologista e usuário do Animati PACS, a ferramenta de achado crítico possibilita uma resposta mais rápida a questões urgentes ou que necessitam de um acompanhamento mais próximo. Em casos de pacientes que procuram a emergência, permite que os responsáveis pelo paciente no hospital ao ver que existe um achado crítico darem prioridade aquele paciente. Em casos de pacientes eletivos, também o achado crítico é muito importante, pois esses pacientes estão em casa, e podem demorar até retornar ao seu médico, então o achado crítico gera um fluxo onde esses pacientes são contactados e avisados da importância do achado, o que pode auxiliar em um tratamento mais rápido, ou procura de um serviço de emergência.

 

Ainda, segundo Carvalho, o contato telefônico continua sendo importante, especialmente nos casos muito graves, e não deve ser substituído, e sim complementado com o registro do achado. A vantagem de registrar e comunicar utilizando o PACS é a praticidade, a rapidez, e o fato de gerar um registro onde podem ser posteriormente acompanhados esse casos por outras pessoas não envolvidas no atendimento inicial, e também a criação de indicadores baseados nestes casos, como tempo de comunicação do achado, número de casos graves, e até quanto tempo ocorreu entre o registro do achado e o tratamento efetivo.

 

Como exemplo prático da importância desta ferramenta, ao médico cita tanto casos de urgência como eletivos: “em casos de urgência, temos já experiência em casos de acidentes vasculares encefálicos agudos, tanto hemorrágico quanto isquêmico, onde além do contato telefônico, o registro e comunicação do achado reforçam a importância e geram mobilização. Também há casos de pneumotórax, intubação seletiva, pacientes internados com sonda digestiva mal posicionada na via aérea,  dissecção da aorta, e pacientes eletivos que vem fazer um exame por um motivo abdominal e identificamos um tromboembolismo pulmonar ou diverticulite. Enfim, em um série de situações obtemos vantagens com essa comunicação, no sentido de gerar um fluxo e uma comunicação efetiva e rápida do radiologista com o médico responsável”.

 

Solicite uma demonstração do Animati PACS e suas funcionalidades e veja como funciona o registro e o envio de achados críticos: contato@animati.com.br.

 

Fonte: acervo Animati