Animati Viewer – Acessando imagens diagnósticas de qualquer lugar

doctor-use (1)

Animati Viewer – Acessando imagens diagnósticas de qualquer lugar

 

Aplicação

O Animati Viewer é o visualizador de imagens médicas versátil e de rápido acesso, integrado ao sistema Animati PACS. Com ele é possível visualizar imagens e dados dos pacientes diretamente do navegador, através de qualquer dispositivo conectado à internet (ex.: tablets, smartphones e computadores).

 

O produto foi desenvolvido durante um projeto de inovação tecnológica, financiado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, chamado Appification of Medical Reports – Distribuição de Laudos e Imagens por meio de Apps, com objetivo de disponibilizar as ferramentas da solução Animati PACS por meio de plataformas móveis. Os integrantes do projeto formaram uma equipe multidiciplinar, oriundos do Núcleo de Pesquisas em Imagens Médicas da PUC-RS (NIMED), do Laboratório de Computação Aplicada (LACA) da UFSM e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

 

O aplicação desenvolvida possui ferramentas para visualização de exames diagnósticos explorando a usabilidade de dispositivos multitouch para manipulação das imagens. A solução dispõe de ferramentas para ajustar o contraste (janelamento), navegar entre slices (scroll), mover, rotacionar e escalar a imagem, medidas de linha e ângulo, visualização em loop (cine) e download de imagens. Além disso, é possível visualizar o laudo do exame na mesma interface. A utilização dessas ferramentas em ambiente móvel são exibidas no vídeo abaixo.

 

A ferramenta já faz parte das soluções da Animati e encontra-se em aplicação em grande parte dos clientes da empresa e, entre suas funcionalidades, pode ser explorada para distribuição de exames e laudos para pacientes, evitando o processo de impressão de imagens. Além disso, o médico solicitante pode acessar os exames dos seus pacientes facilmente, sem a necessidade de instalação de programas e plugins. A ferramenta possui potencial no diagnóstico colaborativo, no qual diferentes médicos discutem sobre um mesmo exame, sendo uma prática muito comum no fluxo da radiologia. Com o Animati Viewer, com poucos toques o médico pode de forma segura compartilhar o exame com seus contatos.

 

Pesquisa

Outro objetivo do projeto é aplicar os resultados em forma de pesquisa e de publicações científicas. Inicialmente, a aplicação foi base do trabalho de conclusão de curso do desenvolvedor e bolsista da Animati, José Eduardo Venson, na qual a principal contribuição foram módulos para orquestrar o processamento e transferências de imagens médicas em ambientes com poucos recursos, como dispositivos móveis. Esse trabalho foi extendido para a publicação do artigo “Dynamic Optimization for Fast Image Transfer and Visualization for Mobile and Stationary Devices: A Performance Evaluation Using Animati Viewer” no Workshop de Informática Médica WIM 2015. O trabalho foi classificado entre os 5 melhores do evento e convidado para publicação estendida na revista Research on Biomedical Engineering. 

 

O pesquisador seguiu explorando o tema em seu mestrado, onde validou as técnicas computacionais desenvolvidas e a acurácia do diagnóstico móvel em comparação a workstations tradicionais, aplicando experimentos com mais de 20 radiologistas.  Atualmente os resultados deste experimento estão em fase de submissão, na qual demonstram a eficácia de ferramentas móveis aplicadas nos procedimentos de diagnóstico.