Equipe da Animati apresenta novos trabalhos acadêmicos

redimencionada-ideia

Equipe da Animati apresenta novos trabalhos acadêmicos

Pesquisas aplicadas são constantemente incentivadas no ambiente de trabalho da Animati, pois, através da curiosidade do pesquisador é que se realizam ações concretas para solucionar  problemas existentes na rotina de trabalho. Ou seja, a pesquisa aplicada está diretamente comprometida com resultados práticos e objetivos, o que nos leva a incentivar de forma sistemática a conexão entre empresa e academia, por meio dos membros da equipe da Animati.

 

Neste final de semestre letivo, dois trabalhos realizados por integrantes da Animati, foram apresentados em diferentes universidades do RS. Um deles, o trabalho de conclusão de curso da acadêmica do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Cátia Camila da Silva, que atua na área administrativa da empresa, intitulado “Proposta de um planejamento estratégico para uma empresa de TI da Região Central do RS”. Seu trabalho conduziu o planejamento estratégico da empresa, com ênfase em gestão de pessoas e retenção de talentos na estratégia da Animati, onde foram feitas propostas de ações para a área de gestão de pessoas e também a estruturação de um plano de carreira. O trabalho foi orientado pela professora doutora em administração e especialista em gestão de pessoas, Vania Barros Estivalete.

 

Apresentação TCC Catia

 

Ainda neste mês José Eduardo Venson, da área de desenvolvimento da Animati, apresentou sua dissertação “Medical Image Analysis Based on Mobile and Virtual Reality Interfaces” para obtenção do título de mestre em Ciência da Computação pelo Programa de Pós Graduação em Computação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  José foi orientado pelo professor doutor Anderson Maciel, especialista em realidade virtual e interação, e seu trabalho foi sobre a inserção de interfaces alternativas para análise de imagens médicas diagnósticas. O trabalho foi organizado em duas áreas principais, a primeira delas, relacionada ao diagnóstico móvel, desde o desenvolvimento de ferramentas que permitam o acesso a imagens digitais em ambientes com recursos limitados, até a avaliação do diagnóstico realizado nesses ambientes comparado a dispositivos tradicionais (workstations radiológicas).  A segunda, relacionada à visualização avançada de exames volumétricos, nesse caso, investigou-se a capacidade diagnóstica de visualização em realidade virtual, bem como a qualidade das reconstruções nesse ambiente, usabilidade e desconfortos dos usuários.

 

Apresentação Dissertação José

 

O trabalho permitiu confirmar o potencial dos dispositivos móveis para avaliação de imagens diagnósticas, principalmente em casos de emergência, sendo fundamental para agilidade no cuidado à saúde de pacientes. Por sua vez, a realidade virtual na radiologia tem o potencial de revolucionar as interfaces para manipulação de dados clínicos, criando uma novo paradigma de interpretação em imagens médicas diagnósticas.

 

Ambos foram muito elogiados pelas bancas avaliadoras e foram aprovados com nota máxima, não só pelas universidades, que puderam contar com excelentes trabalhos, mas também pela Animati, que tem a possibilidade de observar na prática o fruto destas pesquisas acadêmicas.

 

Veja as pesquisas realizadas em nossa sessão de Pesquisa Científica.