Grupo de Estudo em Tecnologia para Imagens Médicas realiza seu primeiro encontro

GETIM

Grupo de Estudo em Tecnologia para Imagens Médicas realiza seu primeiro encontro

Na noite da última quinta-feira (5) um grupo de especialistas em diagnóstico por imagens reuniu-se para realizar o primeiro encontro do Grupo de Estudos de Tecnologia em Imagens Médicas (GETIM) no RS. A iniciativa bem sucedida do GET (Grupo de Estudos de Tecnologia e Informática em Radiologia) de São Paulo inspirou profissionais do estado a organizarem um grupo de estudos e debates em Porto Alegre. Esta reunião inicial ocorreu no Hospital Mãe de Deus e foi conduzida por um dos idealizadores do GETIM, Pedro Henrique Schneider da Silva, Analista de Negócios responsável pelos sistemas RIS/PACS do Hospital Mãe de Deus.

 

WhatsApp Image 2017-10-06 at 09.27.17 (1)

 

Os demais organizadores e fundadores do grupo são: Aline Lopes Moraes (Física de Imagem do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e Auditora Interna do Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem – PADI do CBR), Fabrício Bergelt de Sousa (Médico Radiologista e Chefe da Unidade de Tomografia do HCPA), José Eduardo Venson (Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Animati e Coordenador de TI e Inovação da Medvia Diagnóstico) e José Rodrigo Mendes Andrade (Físico de Imagem do Serviço de Física Médica e Radioproteção do HCPA). Também participaram médicos, técnicos, físicos e profissionais de TI, de modo que o grupo seja multidisciplinar e ocorra a troca de conhecimento entre as diversas áreas envolvidas na radiologia.

 

Nesta primeira reunião foi realizada a apresentação do grupo e sua forma de funcionamento, com periodicidade mensal (sempre às quintas-feiras) e trarão temas relacionados ao desenvolvimento de tecnologias para a área do diagnóstico por imagem. O principal tema desse encontro foi Watson para Oncologia, ferramenta que pode recomendar terapias contra câncer a partir do cruzamento da literatura científica com dados clínicos e genéticos do paciente. Segundo pesquisadores da IBM, o Watson não diz qual é o melhor, mas traz todos os possíveis tratamentos oncológicos e suas evidências científicas, inclusive com grau de risco e efeitos colaterais.

 

O GETIM conta com o apoio da Animati, que tem como um de seus principais objetivos a pesquisa aplicada, o aprimoramento e o desenvolvimento de tecnologias para imagens diagnósticas.

 

Fonte: Watson para Oncologia