O que é indispensável para otimizar o processo de diagnóstico por imagens?

Imagem_Post_FB

O que é indispensável para otimizar o processo de diagnóstico por imagens?

A necessidade de aumentar a segurança da informação na medicina diagnóstica  e de melhorar os processos das clínicas e hospitais fez surgirem, no final dos anos 1990, os sistemas PACS (Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagem). O nascimento destes sistemas só foi possível devido à difusão do protocolo DICOM (Digital Imaging and Communications in Medicine – Comunicação de Imagens Digitais em Medicina), o mais bem sucedido até hoje na medicina, que estabeleceu um conjunto de normas para regulamentar a troca e o armazenamento das imagens médicas.

 

Os sistemas PACS oferecem um conjunto de ferramentas capazes de armazenar e transferir imagens médicas através da Internet, tornando possível o envio de laudos e informações associadas, agilizando o processo de diagnóstico. O software possibilita o gerenciamento centralizado das imagens e facilita o acompanhamento dos processos, evitando retrabalho e reduzindo a demanda de comunicação em papel.

 

Com um sistema PACS adequado e de qualidade, é possível:

 

  • Acessar e interpretar exames de qualquer lugar;
  • Distribuir resultados pela internet;
  • Reduzir custos de impressão em papel e em filme;
  • Armazenar de forma segura os exames e as informações relacionadas.

 

O Animati PACS possui como diferencial o processamento híbrido, dividindo as tarefas que são executadas na nuvem e no computador local, a fim de oferecer um sistema robusto e ao mesmo tempo de fácil acesso para seus usuários.

 

Através do Animati PACS é possível realizar diversas ações, como: visualizar, digitar, imprimir, adicionar ou retirar dados, rotular e destacar informações nos exames. Com um caminho de acesso fácil, todas as ações podem ser feitas a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio do navegador de Internet.

 

FB_post_2

Interfaces móveis do Animati PACS

 

Principais funcionalidades do Animati PACS são:

 

  • Controle das permissões do sistema para acesso interno ou externo;
  • Sistema de filtros configurados por usuário para agilizar o processo de buscas;
  • Buscas avançadas por tipo de equipamento, por data, por médico radiologista/solicitante, por conteúdo do laudo, dentre outras.
  • Impressão de imagens sob demanda, com armazenamento dos objetos de impressão com formatação prévia para serem impressos em filme ou papel no momento da entrega do resultado ao paciente;
  • Seleção de exames para envio a outros sistemas, workstations de interpretação ou serviços de telerradiologia;
  • Sistema de alerta para achados críticos, com notificações para os médicos solicitantes;
  • Sistema avançado e visual para controle de prazos;
  • Ferramentas para o compartilhamento ágil de exames entre os profissionais;
  • Distribuição de exames para pacientes e médicos solicitantes por meio da web;
  • Interface adaptável a dispositivos móveis (celular, tablet, entre outros).
  • Suporte especializado e de contato descomplicado, via telefone, email e mídias sociais.

 

Além das funcionalidades já disponíveis no Animati PACS, estão em desenvolvimento e validação os seguintes projetos:

 

  • Sistema de reconhecimento de voz na nuvem;
  • Módulo para reconstrução avançada de imagens utilizando o recurso de realidade virtual para qualquer exame no sistema;
  • Distribuição de exames para pacientes e médicos solicitantes por meio de aplicativos desenvolvidos exclusivamente para cada clínica ou hospital;
  • Tecnologia key images, que possibilita o armazenamento de imagens desejadas.
  • Revisor de laudos com sistema de verificação de palavras estranhas ao contexto do diagnóstico.

 

O Animati PACS possui ainda duas ferramentas integradas, a Animati Workstation e o Animati Viewer. A Animati Workstation pode ser acessada de qualquer lugar, pela internet, e recebe os exames de forma automática oferecendo um conjunto completo de recursos para a interpretação das imagens diagnósticas. Esta ferramenta também possui um módulo exclusivo de reconstruções multiplanares – MPR/MIP/3D.

O Animati Viewer é o visualizador de imagens médicas versátil e de rápido acesso, integrado ao sistema Animati PACS. Com ele é possível visualizar imagens e dados dos pacientes diretamente no navegador, através de qualquer dispositivo conectado à internet (ex.: tablets, smartphones e computadores).

 

Como apresentado, percebe-se que os sistemas PACS são ferramentas complexas sendo necessário tempo e experiência para que seja desenvolvido um software confiável e seguro. O Animati PACS está em constante evolução, possui oito anos de desenvolvimento, conta com registro na ANVISA e está presente nas cinco regiões do país.

 

Cadastre-se aqui para receber nossos Ebooks e entre em contato conosco para mais informções sobre o Animati PACS: contato@animati.com.br.

 

Fontes:

Acervo Animati

Jornal da Imagem