Vantagens do Resultado Online para o seu Centro de Diagnóstico
Diariamente vivenciamos experiências digitais para serviços que, há pouco tempo atrás, só fazíamos de forma presencial ou analógica. Pedíamos pizza pelo telefone e hoje utilizamos aplicativos. Usávamos guichês de companhias aéreas para fazer check-in e imprimir bilhetes de viagem no aeroporto, e hoje mostramos apenas um QR code. O setor da saúde, mais precisamente os serviços para pacientes, também vêm se digitalizando, lentamente, mas estão.
A grande mudança percebida na digitalização de serviços para os pacientes acontece no setor de diagnóstico. O paciente passou a acessar os seus resultados de exames de forma online. Na verdade, as instituições passaram a disponibilizar os resultados via internet, mas o acesso por parte do paciente ainda é baixo. É o que mostra dados do Painel ABRAMED 2021. Segundo o painel, apenas 17,8% dos laudos produzidos pelos associados foram acessados por meio eletrônico. E se usarmos dados do próprio estudo, separando apenas os exames de diagnóstico médico por imagem, a taxa de acessos online fica abaixo de 10%.
Quais seriam as causas para um índice tão discreto?
Estudos* que avaliam a percepção do paciente quanto a acessar o seu resultado de forma digital descrevem o quão importante é para o paciente acessar seu exame e ainda mostram que esse recurso aumenta o engajamento do paciente no seu tratamento.
“Os pacientes acreditavam que o acesso direto lhes dava tempo para revisar os resultados e preparar perguntas antes de uma comunicação com o médico: ‘Obter os resultados primeiro… deu tempo para fazer pesquisas e vir preparado para a consulta.’” [um entrevistado]
Quando falamos de tecnologias de acesso, os números no Brasil descartam de forma categórica que o motivo seja a falta de acesso à internet ou a dispositivos eletrônicos. Segundo o site Mobile Time, a última pesquisa TIC domicílios 2020 apontou que o Brasil possui 153 milhões de usuários de internet, e isso representa 81% da população brasileira acima de 10 anos de idade. Se falarmos de celulares – principal dispositivo de acesso à internet hoje no país – o Brasil fechou 2020 com 234 milhões de acessos móveis, segundo a Agência Brasil, ou seja, mais de um por habitante!
Agora que sabemos que o problema não é tecnologia e não é o acesso à internet, a pergunta sobre as causas para um índice tão discreto de acesso a resultado online fica ainda mais intrigante. Nós da Animati netPACS temos um palpite para essa pergunta.
A Animati netPACS é uma empresa especializada em sistemas PACS e RIS, com mais de 500 clientes por todo o Brasil e que, além de entregar qualidade diagnóstica e eficiência operacional através das ferramentas médica e de gestão, permite que seus clientes – clínicas e hospitais – ofereçam o serviço de disponibilização de resultado digital para os pacientes. Um estudo feito pela nossa equipe de Inteligência de mercado, dentro da nossa base de clientes com dados de 2021, apresentou uma taxa média de acesso ao laudo online acima de 30% entre os clientes pesquisados. Alguns clientes chegaram à marca de 40% de acesso ao resultado dos laudos pelos seus pacientes. Os números superam em mais de 4 vezes o índice apresentado pela ABRAMED.
A experiência do paciente
A realização de um exame é um momento de muitos sentimentos por parte do paciente. A preocupação em chegar no horário, a burocracia no atendimento devido ao complexo sistema de saúde brasileiro, a tensão pré-exame com perguntas de história clínica, etc. Todos esses momentos podem fazer com que o paciente não grave algumas informações relevantes sobre o resultado do seu exame, entre elas quando e em que formato o resultado será disponibilizado. É por isso que acreditamos no modelo de entrega de resultados 100% web, aquele que é possível de ser acessado pelo navegador de internet (Google Chrome, Mozzila Firefox, etc.), incluindo dispositivos móveis – o que chamamos de sistemas responsivos -. A tecnologia 100% web permite a integração/incorporação do sistema de resultados ao site da clínica/hospital e acreditamos, e vemos isso diariamente, que o site é a primeira tentativa de contato do paciente com a instituição. Se o paciente procurar por outras redes, como Facebook ou Instagram, por exemplo, o endereço do site estará lá, pronto para ser clicado e acessado. Então o acesso ao resultado tem que estar no site, de fácil acesso, sem a exigência de novas instalações.
É comum nos depararmos com empresas de sistemas de PACS investirem em aplicativos de resultados online, a maioria somente com a marca do próprio fornecedor de sistema e não com a marca da clínica/hospital. Exigir que o paciente faça a instalação de um aplicativo em seu celular para acessar o resultado do exame pode ser um grande incômodo. Como consumidores e usuários de tecnologia passamos a ser mais criteriosos com aquilo que instalamos em nosso celular.
*Imagem capturada dos comentários de um aplicativo de resultado online, exigido por uma clínica para acesso ao resultado pelo paciente.
Já em ambientes hospitalares, onde o acesso do paciente tende ser menor, devido ao tipo de atendimento, a tecnologia 100% web é ainda mais importante pois se demonstra a mais flexível para a integração com os sistemas de gestão hospitalares (HIS). Ela permite que os laudos e até imagens sejam acessados pelos profissionais do hospital a partir da tela de prontuário do HIS, abrindo automaticamente uma tela do navegador com o PACS, aumentando assim o fluxo de informações de laudos e imagens dentro do hospital. Neste tipo de instituição, nosso estudo apontou clientes que obtiveram uma taxa acima de 60% de acesso online ao exame/resultado, incluindo pacientes e médicos assistentes, provavelmente dentro do próprio hospital.
A disponibilização do resultado digital deixou de ser um diferencial e agora é uma exigência no setor de diagnóstico por imagem. Além dos pacientes, o médico solicitante também se beneficia desse recurso, seja para tranquilizar o paciente quanto ao resultado ou para dar início a um tratamento o mais rápido possível. E é por esse motivo que os sistemas Animati netPACS possuem acessos exclusivos para médicos solicitantes, que permitem que os médicos possam visualizar todos os exames por eles solicitados e realizados nas instituições que possuem nossos sistemas. Esse evento é o que chamamos de “fidelização do solicitante”, pois este passa a indicar o centro de imagem (clínica ou hospital) para os pacientes, uma vez que tem o acesso ao resultado a qualquer momento.
Texto criado por:
Danilo Cândido
Gerente Comercial Animati netPACS