Com a digitalização da saúde, ser eficiente e preciso é fundamental para o sucesso de qualquer clínica. Na radiologia, o Worklist é uma boa ferramenta essencial para organizar, automatizar e melhorar a gestão, desde o atendimento até a realização de exames.
Neste post, você vai saber tudo sobre essa ferramenta. Continue lendo e confira>
- O que é Worklist?
- Importância do Worklist na radiologia
- Como o Worklist funciona?
- Vantagens do Worklist para clínicas de radiologia
- Passos para uma implementação bem-sucedida
- Inove na gestão de diagnóstico por imagem com a Animati
O que é um Worklist?
O Worklist é uma ferramenta de integração que permite a comunicação entre diferentes sistemas de gestão radiológica e hospitalar que organiza os exames de imagem a serem realizados em uma clínica de radiologia.
Integrado aos sistemas de informação hospitalar (HIS), de radiologia (RIS) e aos sistemas de arquivamento e comunicação de imagens (PACS), ele facilita a distribuição automática dos exames, minimizando erros humanos de digitação e otimizando o fluxo de trabalho.
Importância do Worklist na radiologia
A radiologia é uma área que demanda precisão e agilidade, por isso o Worklist é fundamental. Ele:
- Garante que os exames sejam realizados na ordem correta e que nenhum paciente seja esquecido;
- Identifica e prioriza automaticamente exames urgentes, garantindo atendimento rápido a casos críticos;
- Reduz erros humanos de digitação na distribuição e gestão dos exames.
Como o Worklist funciona?
O funcionamento do worklist ocorre em três etapas: ele se integra com sistemas de informação, depois vai do agendamento à interpretação e, por último, faz a automação.
Passo 1: integração com sistemas de informação
O Worklist permite a comunicação entre os principais sistemas de TI em saúde. O HIS ou RIS coleta as informações demográficas e clínicas dos pacientes que se originam no início do atendimento em recepção.
– Leia também: A importância da integração de sistemas de saúde na radiologia
Passo 2: do agendamento à interpretação
O HIS ou RIS então criam o Worklist tanto no aparelho de imagem quanto na lista de trabalho do sistema PACS e integram essas informações.
Em seguida o Worklist é automaticamente atualizado no PACS, que distribui os exames aos radiologistas com base na prioridade e disponibilidade. Os exames são realizados pelos técnicos e interpretados pelos radiologistas. Os resultados são inseridos de volta no RIS e HIS.
Passo 3: automação de processos e redução de erros
A automação proporcionada pelo Worklist elimina a necessidade de distribuição manual de exames, reduz a possibilidade de erros e aumenta a eficiência operacional.
Vantagens do Worklist para clínicas de radiologia
1. Maior produtividade
O Worklist otimiza o tempo dos radiologistas e técnicos ao automatizar a comunicação entre os dados que nascem na recepção e as informações necessárias para a realização do exame de imagem.
Com o Worklist, a gestão de exames fica mais eficiente. A lista de trabalho garante que todos os exames sejam realizados no tempo certo e que nenhuma imagem seja esquecida ou perdida, o que melhora a gestão e o fluxo de trabalho na clínica.
2. Redução do tempo de espera
A automação e a priorização dos exames reduzem significativamente os tempos de espera dos pacientes, resultando em uma experiência mais satisfatória e na melhoria da qualidade do atendimento.
3. Diminuição de custos operacionais
A automação e a melhoria na gestão de exames proporcionadas pelo Worklist resultam em uma redução significativa dos custos operacionais, aumentando a lucratividade da clínica.
– Leia também: 5 estratégias de redução de custos para seu centro de diagnóstico por imagem
4. Garantem conformidade
Os Worklists ajudam a garantir a conformidade com regulamentações e padrões de qualidade em radiologia, proporcionando um atendimento mais seguro e eficiente.
5. Personalização
Os Worklists podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada clínica, garantindo uma integração perfeita com os processos existentes.
– Leia também: Anamnese médica: qual a importância do procedimento em exames de imagem?
Passos para uma implementação bem-sucedida
- Planejamento da integração: planejar a integração do Worklist com os sistemas existentes, garantindo a interoperabilidade e a transferência de dados sem interrupções;
- Testes e validação: realizar testes rigorosos para garantir que o Worklist funcione corretamente e que todos os dados sejam transferidos com precisão.
Inove na Gestão de Diagnóstico por Imagem com a Animati
Dê um upgrade no seu centro de diagnóstico por imagem com as softwares de radiologia da Animati! Com nossos sistemas Animati PACS, netRIS e Animati Workstation, você vai aumentar a eficiência, ter diagnósticos mais precisos e proporcionar uma experiência top para seus pacientes.
Marque uma demonstração e veja como podemos transformar a gestão da sua clínica, aumentando a produtividade e a precisão dos seus diagnósticos.
* Imagem de capa: Envato/Pressmaster