Radiologistas enfrentam laudos acumulados, prazos apertados e muitas vezes precisam se deslocar entre clínicas e hospitais para atender a demanda. A boa notícia é que o telediagnóstico pode resolver tudo isso.
Ao permitir que laudos radiológicos sejam emitidos a distância com mais rapidez, essa tecnologia alivia a carga de trabalho e melhora a experiência do paciente nos Centros de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Continue a leitura para saber mais sobre a prática. Até o final do artigo confira:
- O que é telediagnóstico?
- Como funciona o telediagnóstico?
- Benefícios do telediagnóstico
- Segurança e implementação no diagnóstico a distância
- Como implementar o telediagnóstico no seu Centro de Diagnóstico?
O que é telediagnóstico?
O telediagnóstico permite a interpretação de exames e a emissão de laudos a distância.
Médicos especialistas podem acessar imagens médicas remotamente, interpretá-las e fornecer diagnósticos precisos de qualquer lugar sem impactar na qualidade diagnóstica.
E com a integração de sistemas PACS e RIS, o telediagnóstico se tornou ainda mais eficiente e seguro.
Os sistemas Animati PACS e Animati Workstation, por exemplo, são desenvolvidos para facilitar a visualização dos exames de imagem de maneira acessível, tanto pelo celular quanto pelo computador, sem a necessidade de um aparelho fixo. Assim, eles garantem diagnósticos mais rápidos e precisos.
– Leia também: Telerradiologia: o que é, como funciona e quais suas vantagens
Como funciona o telediagnóstico?
O funcionamento do telediagnóstico envolve algumas etapas importantes para garantir a qualidade do processo e a segurança das informações:
1. Aquisição e digitalização de imagens
Tudo começa com a digitalização das imagens médicas (como raios-X, tomografias e ressonâncias magnéticas, e outros) por meio de equipamentos específicos no centro de diagnóstico.
Essas imagens são armazenadas e gerenciadas por um sistema PACS que permite o arquivamento, distribuição e visualização de exames de forma segura e rápida.
Com o Animati PACS, é possível utilizar o Storage Híbrido: uma solução que combina armazenamento local e em nuvem.
Isso significa que as imagens ficam acessíveis rapidamente para uso diário, enquanto uma cópia é guardada na nuvem.
Tudo isso garante espaço ilimitado para exames antigos e maior segurança com o backup.
2. Transmissão e acesso remoto
Após a digitalização, as imagens são transmitidas para uma plataforma segura. Assim, os médicos especialistas acessam as informações de qualquer lugar.
O uso de um sistema integrado em radiologia de RIS e PACS é fundamental para facilitar essa transmissão.
Assim, todos os dados dos exames vêm acompanhados de informações importantes sobre o paciente, seu histórico e solicitações médicas.
3. Interpretação e laudo
O médico especialista acessa as imagens por meio de um visualizador dentro do PACS, que oferece ferramentas e funcionalidades avançadas para a interpretação de exames radiológicos.
Uma grande vantagem de escolher o Animati PACS é que os médicos radiologistas têm a opção de não precisar escrever os laudos.
Basta ditar, e o recurso de ‘Reconhecimento de voz’ transforma a fala em texto automaticamente.
– Leia também: Central de laudos: como funciona e vantagens do sistema para radiologistas
Além disso, ao integrar-se com o Animati Workstation, o profissional tem acesso a um conjunto de recursos técnicos avançados de visualização de imagens, como:
- Pré-configuração de formatos de exibição para determinados tipos de exames (hanging protocols);
- Navegação entre imagens/frames, janelamento, zoom, rotação, lupa e LUT;
- Medições de ângulo, densidade, distância, ângulo de Cobb, captura de imagens chaves;
- E muito mais!
Após a análise, o laudo é emitido e enviado de forma segura para o centro de diagnóstico e, posteriormente, para o médico solicitante e o paciente.
Benefícios do telediagnóstico
O telediagnóstico traz diversas vantagens para clínicas e hospitais e beneficia tanto profissionais de saúde quanto pacientes:
- Agilidade e eficiência: elimina a necessidade de deslocamento de especialistas, permitindo análises mais rápidas e reduzindo o tempo de espera, o que otimiza a rotina dos centros de imagem;
- Acesso a especialistas: facilita o suporte de médicos qualificados mesmo em regiões remotas, garantindo diagnósticos de alta qualidade, independentemente da localização;
- Redução de custos: sistemas integrados de RIS e PACS, como os da Animati, otimizam fluxos, reduzem retrabalho e diminuem custos operacionais, inclusive com impressões.
Segurança e implementação no diagnóstico a distância
O telediagnóstico deve seguir normas de privacidade, como a LGPD. Soluções como Animati PACS e netRIS, por exemplo, garantem a criptografia de informações e mantêm os dados protegidos.
– Saiba mais: Desmistificando a LGPD em Centros de Diagnóstico de Imagem
Como implementar o telediagnóstico no seu Centro de Diagnóstico?
Se você está pensando em implementar o telediagnóstico no seu centro de diagnóstico, a Animati oferece ferramentas de radiologia completas que tornam esse processo mais simples e eficiente:
- Animati PACS: para armazenar, distribuir e visualizar as imagens médicas de forma rápida e segura de qualquer lugar;
- netRIS: para cuidar de toda a gestão do seu centro de diagnóstico, desde o agendamento de exames até a entrega dos laudos;
- Animati Workstation: para quem precisa de ferramentas avançadas na hora de interpretar exames mais complexos.
Peça uma demonstração gratuita!
*Imagem da capa: Envato/ YuriArcursPeopleimages