Case de redução de custos – Santa Casa de Franca
Durante o 31º Congresso FEHOSP, realizado no mês de julho em Atibaia/SP, foi apresentado o case “Digitalização do Centro de Imagem e o impacto nos custos” no eixo de tecnologia do evento. O trabalho é uma parceria com o Grupo Santa Casa de Franca, representado pelo Gerente de TI Willian Sartório, que demonstrou como o uso dos nossos sistemas ajudaram a Santa Casa de Franca a reduzir custos, aumentar a capacidade de exames, zerar impressões, além de melhorar processos e qualidade.
A Santa Casa de Franca
O grupo possui 124 anos de história, com atendimento de média e alta complexidade. É referência para 22 municípios, abrangendo uma população de aproximadamente 700 mil habitantes, com uma média anual de mais de 24.000 internações. Possui três unidades hospitalares, dois centros de diagnóstico por imagem além de gerir cinco AMEs (ambulatório médico de especialidades). Processa 190 mil exames por ano, em média.
Desafios antes da implantação do PACS Animati
Os problemas enfrentados pelo grupo antes da implantação partiam desde a integração entre sistemas PACS e HIS até o alto custo da operação do centro de imagem, passando por legado de imagens e outras. Confira no vídeo abaixo:
O processo de escolha da nova ferramenta
Diante dos problemas enfrentados e consciente que o sistema anterior não poderia mais atendê-los, o Grupo decidiu pela troca e pesquisou no mercado as soluções de PACS. A equipe de TI, liderada por Willian Sartório, fez a pesquisa de mercado com análises que pudessem ser apresentadas e sustentar a decisão da Diretoria pela escolha da Animati como novo fornecedor. Confira como foi esse processo, inclusive o relato sobre a migração do sistema:
Resultados alcançados
O Grupo Santa Casa de Franca, através da competência, dedicação e muito trabalho da sua equipe conseguiu alcançar resultados surpreendentes, sempre com o apoio de nossos consultores e de nossa ferramenta. Confira na imagem abaixo os principais resultados alcançados:
Tecnologias que apoiaram o sucesso
O gestor comercial da Animati, Danilo Cândido, representou a empresa na apresentação do case e destacou a importância de aliar tecnologia com processos: “tudo funciona através de processos, através de pessoas e padronizações, não é somente tecnologia. O PACS e os sistemas de gestão são ferramentas e a instituição e seus colaboradores precisam saber usá-las, saber o quanto pode-se extrair delas. Então, quando conseguimos aliar tecnologia com uma boa gestão, conseguimos extrair resultados significativos, mensuráveis, para demonstrar para uma diretoria ou para a população”
Impressão sob demanda
A impressão sob demanda é um recurso que permite à instituição concentrar toda a documentação do exame de forma digital, permitindo a impressão de forma centralizada, seja antes do paciente retornar ou até mesmo imprimir somente quando ele chega para retirar. A solução é o principal agente de redução de custos, especialmente em ambientes hospitalares.
No vídeo abaixo, Danilo explica como o Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) apoia parte desse recurso:
Como explicado acima, o OCR é necessário para associação de filmes produzidos no equipamento de imagem ou workstations de terceiros, ou seja, que não seja o visualizador do PACS. Se o PACS possui um visualizador de imagens e esse visualizador de imagens é capaz de fazer filmes de impressão e enviar o filme para armazenamento no servidor DICOM, talvez o OCR não seja necessário. Veja aqui um pouco mais sobre impressão sob demanda na Animati Workstation.
Integração HIS/PACS
Segundo Willian, a integração entre o sistema de gestão hospitalar e o PACS foi uma grande preocupação no início do projeto, pois o fluxo do médico não poderia ser prejudicado e, muito menos, demorado. Então buscou-se uma solução capaz de integrar-se com o HIS atual da instituição e que possibilitou o acesso ao laudo diretamente no prontuário do paciente, dentro do HIS, e acesso às imagens, ao visualizador dicom, a partir do sistema de gestão. “A integração foi executada sem traumas, tudo feito em parceria com a empresa provedora do HIS atualmente”.
Funções de edição de laudo e visualização de imagens
A eficiência operacional médica foi aumentada com os recursos implantados de criação e edição de laudos. Além disso, a segurança na visualização do exame correto durante o laudo, padronização na visualização e disponibilização de informações clínicas que apoiam o diagnóstico, trouxeram maior confiança ao processo. Confira no vídeo abaixo:
Entrega de resultados Online
Outra grande mudança para o Grupo Santa Casa de Franca, foi a entrega online de resultados, seja ela através da integração com o HIS, permitindo que o resultado esteja dentro do PEP, seja através da internet para acesso de pacientes e médicos solicitantes. A solução Animati permite a disponibilização de laudo e imagem (incluindo Hiperlaudo, que é o link do texto de achado com a imagem referência), além de vídeos. Todo sistema de disponibilização de resultado é responsivo, ou seja, se adapta ao dispositivo que está sendo usado para visualizar. Nosso gestor comercial explicou as vantagens desse formato de entrega responsiva frente aos Apps: “O aplicativo torna o processo mais demorado para o paciente e tem pouco engajamento posteriormente, por isso adotamos a visualização responsiva. Isso obriga o paciente a entrar no site da instituição, revisitando a unidade porém agora digitalmente, podendo visualizar novidades ou notícias relevantes da clínica ou hospital”.
Inovação baseada em eficiência
O processo de inovação na Animati é baseado em eficiência e para isso nos apoiamos em 3 pilares: Qualidade, Tempo e Custo.
Para nós, a inovação deve passar pela seguinte premissa: “A inovação baseada em eficiência é a capacidade de melhorar pelo menos dois pilares sem interferir na performance do terceiro”. Quer entender melhor? Veja o vídeo abaixo: