A escolha da máquina de raio-x ideal para a sua clínica de radiologia é uma decisão que pode impactar diretamente na qualidade dos diagnósticos, na eficiência operacional e também na satisfação dos pacientes.
Com tamanha importância do equipamento e com a variedade de opções de máquinas de raio-x disponíveis no mercado, é fundamental entender os primeiros aspectos que devem ser considerados para fazer a escolha certa.
Pode parecer uma tarefa impossível à princípio, mas não se preocupe! Preparamos este artigo para te ensinar dicas úteis que vão te auxiliar nessa tomada de decisão para o seu negócio. Continue a leitura e confira:
- Entendendo o funcionamento da máquina de raio-x
- E como escolher a máquina de raio-x ideal?
- Conte com a Animati para a integração de sistemas RIS e PACS na sua clínica!
Entendendo o funcionamento da máquina de raio-x
Antes de mais nada, vamos reforçar o conceito por trás da máquina de raio-x?
De forma resumida, o equipamento trata-se de um dispositivo de diagnóstico por imagem que utiliza radiação eletromagnética para produzir imagens detalhadas do interior do corpo humano, auxiliando profissionais da saúde a diagnosticar, tratar e monitorar diferentes condições médicas.
O funcionamento básico envolve a emissão de raio-x que atravessa o corpo do paciente e é capturado por um detector do outro lado. Assim, diferentes tecidos absorvem raios-x em diferentes graus, criando, então, um contraste que é registrado pelo detector e convertido em uma imagem visível.
Nesse sentido, essas imagens permitem aos radiologistas e demais profissionais da saúde visualizarem ossos, órgãos e outras estruturas internas, auxiliando diretamente no diagnóstico de diferentes condições médicas.
E como escolher a máquina de raio-x ideal?
Como citamos anteriormente, a escolha da máquina de raio-x ideal para sua clínica de radiologia é um passo fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados e também a satisfação dos pacientes.
A avaliação de fatores como qualidade de imagem, facilidade de uso, integração com sistemas operacionais e custos são apenas alguns dos pontos que precisam ser analisados para tomar uma decisão informada e estratégica.
Nos tópicos abaixo, você confere os principais critérios que devem ser levados em conta para selecionar a máquina de raio-x que melhor atende às necessidades do seu centro de diagnóstico por imagem, proporcionando benefícios a longo prazo tanto para a prática médica quanto para o atendimento ao paciente. Acompanhe!
1. Identifique suas demandas clínicas
Antes mesmo de começar a procurar uma máquina de raio-x, é fundamental compreender as necessidades específicas do seu centro de diagnóstico por imagem.
Para isso,avalie alguns pontos, como:
- Quais são os tipos de exame que você pretende realizar?
- Qual a frequência que esses exames serão feitos?
- Você precisa de um aparelho de raio-x convencional ou digital?
Para clínicas que realizam uma ampla variedade de exames, por exemplo, um sistema de raio-x digital pode oferecer maior versatilidade e eficiência. Por outro lado, se sua clínica se especializa em radiografias específicas, como exames odontológicos ou ortopédicos, um aparelho mais especializado pode ser a melhor escolha. Percebe a importância de compreender suas exigências clínicas?
– Leia também: CR e DR na radiologia: entenda tudo sobre as modalidades de radiologia digital
2. Verifique a durabilidade e manutenção do equipamento
Outro ponto fundamental é verificar a durabilidade e manutenção dessa máquina de raio-x. Afinal, o investimento é um compromisso financeiro significativo para o negócio.
Nesse sentido, avalie com cautela a reputação do fabricante quanto à durabilidade de seus produtos e a disponibilidade de suporte técnico e peças de reposição.
Considere também a facilidade de manutenção preventiva. Isso porque equipamentos que exigem menos manutenção e que têm suporte técnico acessível podem reduzir os custos operacionais a longo prazo e minimizar o tempo de inatividade da clínica.
3. Avalie a qualidade da imagem
Uma coisa é certa: imagens nítidas e detalhadas são essenciais para diagnósticos mais precisos.
Na hora de escolher uma máquina de raio-x para sua clínica de radiologia, verifique a resolução e a dinâmica do equipamento.
De forma geral, os sistemas de raio-x digital geralmente oferecem uma qualidade de imagem superior em comparação com os sistemas convencionais, devido à capacidade de processar e ajustar imagens digitalmente.
– Leia também: Imagem radiológica: fatores que influenciam e importância da qualidade
4. Considere a exposição à radiação
O controle da exposição à radiação é, basicamente, um dos pilares da biossegurança na radiologia.
Equipamentos modernos são projetados para minimizar a exposição à radiação, utilizando tecnologias avançadas que reduzem a dose necessária para obter imagens de alta qualidade.
Em todo o caso, sempre verifique as especificações do fabricante da máquina de raio-x quanto à dose de radiação emitida e considere investir em sistemas com mecanismos de redução de dose.
5. Considere o custo-benefício
Considere também o custo-benefício do equipamento. Para isso, avalie pontos como:
- Custo total de propriedade, como instalação, manutenção, entre outros;
- Retorno sobre o Investimento (ROI);
- Custo com qualificação da equipe, entre outros.
É preciso entender que, no geral, equipamentos de raio-x possuem um custo inicial mais alto, mas oferecem benefícios significativos em termos de eficiência, qualidade de imagem e segurança. Se a longo prazo essas vantagens resultam em um ROI positivo, então a opção pode valer a pena para o seu negócio.
6. Avalie a facilidade de uso e integração com outros sistemas
Por fim, para escolher a máquina de raio-x ideal para a sua clínica de radiologia, avalie a facilidade de uso do equipamento. Máquinas de raio-x intuitivas e de fácil operação podem aumentar a eficiência da clínica, reduzindo o tempo necessário para treinar a equipe, realizar exames e até mesmo diminuir os custos.
Além disso, considere a integração do equipamento com os sistemas de informação do seu centro de imagem, como o RIS e o PACS.
A integração eficiente facilita o armazenamento, o compartilhamento e a análise das imagens, melhorando o fluxo de trabalho e a colaboração entre os profissionais de saúde.
– Leia mais: Equipamentos radiológicos: 7 estratégias eficazes para aquisição
Conte com a Animati para a integração de sistemas RIS e PACS na sua clínica!
A Animati atua há mais de 14 anos com a medicina diagnóstica oferecendo soluções tecnológicas de ponta para facilitar a integração dos sistemas RIS e PACS com o dia a dia do seu centro de diagnóstico por imagem.
Centralize todas as informações relevantes dos seus pacientes, desde os dados de anamnese médica até os resultados dos exames por imagem, e tenha um acesso rápido e preciso pelos profissionais de saúde.
Conte também com o nosso suporte de sucesso do cliente como um verdadeiro guia estratégico, auxiliando a compreender não apenas os sistemas técnicos do PACS e RIS, mas também as melhores práticas paras integrá-los de forma eficaz em suas operações diárias.
Agende uma demonstração gratuita e veja como os softwares de radiologia da Animati podem transformar a gestão da sua clínica!
*Imagem de capa: Envato/Image-Source