A área de cuidados médicos tem passado por uma grande revolução e a Saúde 5.0 surge como um modelo inovador.
Em suma, ele coloca o paciente no centro e integra soluções tecnológicas para garantir diagnósticos mais precisos, melhores fluxos de trabalho e uma experiência superior para médicos e pacientes.
Entre essas inovações, a telerradiologia se destaca, trazendo impactos significativos para Centros de Diagnóstico por Imagem (CDIs), especialmente quando integrada a sistemas como o PACS e RIS.
Mas afinal, o que é a Saúde 5.0 e como a telerradiologia se encaixa nesse conceito? Vamos explorar os principais pontos e entender como esses avanços podem mudar para melhor o seu CDI.
O que é a Saúde 5.0?
A Saúde 5.0 é um modelo que coloca o paciente no centro de tudo, tornando o cuidado mais personalizado e próximo.
Isso é feito com o uso de tecnologias que “se comunicam”, ou seja, sistemas que funcionam juntos e trocam informações com facilidade.
Além de serem integradas, essas tecnologias também são mais acessíveis, com um custo menor e maior mobilidade.
Dessa forma, tudo isso significa que os pacientes podem ter acesso a cuidados de qualidade de maneira rápida e prática, onde quer que estejam.
O caminho para a transformação digital está aberto
A transformação digital na saúde no Brasil está sendo impulsionada por duas estratégias importantes: a Estratégia Brasileira para a Transformação Digital (E-Digital) e a Estratégia de Saúde Digital do Brasil.
As duas trazem diretrizes claras para o registro e proteção dos dados dos pacientes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Além disso, há também a necessidade de superar o desafio de melhorar a interoperabilidade entre sistemas com a iniciativa do Open Health.
O papel da IA na Saúde 5.0
A inteligência artificial (IA), principalmente com o uso de Machine Learning e Deep Learning, tem impactado muito a radiologia.
Dessa forma, elas mudam para melhor a área da saúde, porque conseguem aprender por conta própria ao analisar grandes volumes de dados e identificar padrões sem precisar de uma programação detalhada.
Telerradiologia: um dos pilares da Saúde 5.0
Em resumo, a telerradiologia é a prática de realizar e interpretar exames radiológicos à distância, utilizando plataformas digitais que permitem o envio, recepção e análise de imagens, como o Animati PACS.
Para Centros de Diagnóstico por Imagem, isso significa uma revolução na maneira de operar. Além de permitir que radiologistas acessem exames de qualquer lugar e a qualquer hora.
Além disso, a telerradiologia também possibilita a criação de uma rede global de especialistas, trazendo mais agilidade ao processo de diagnóstico.
Como a telerradiologia impacta o CDI?
A implementação da telerradiologia em seu Centro de Diagnóstico por Imagem pode gerar uma série de benefícios, principalmente quando integrada a sistemas robustos como o Animati PACS e o netRIS.
1. Eficiência operacional
A telerradiologia agiliza a troca de informações e o compartilhamento de laudos, melhorando a produtividade da equipe.
O uso do Animati PACS integrado com o netRIS, por exemplo, automatiza o fluxo de trabalho, reduz o tempo de espera dos pacientes e garante uma gestão mais eficiente.
2. Qualidade diagnóstica
Com a telerradiologia, os exames podem ser avaliados por especialistas em diferentes locais, o que potencializa a assertividade dos diagnósticos.
Dessa forma, ao integrar essa prática com o Animati Workstation, um visualizador de imagens avançado, o médico radiologista tem acesso a funcionalidades como:
- Medições de ângulo, densidade, distância, ângulo de Cobb, captura de imagens chaves;
- Reconstrução multiplanar ortogonal e oblíqua – MPR, MIP e renderização volumétrica;
- Entre outros.
3. Experiência do paciente
O paciente, que é o principal ativo de qualquer CDI, também é beneficiado pela telerradiologia.
Dessa forma, com esses sistemas, a pessoa consegue acessar os seus exames de forma 100% digital, ou seja, ela não precisa se deslocar mais para pegar a versão impressa.
4. Redução de custos
Ao digitalizar processos e centralizar todas as informações em um único sistema, a telerradiologia contribui para a redução de desperdícios.
Por exemplo, com o Animati PACS a redução de impressões foi de 27,5% nas clínicas e a diminuição chegou a 59,2% nos hospitais.
Já com o netRIS, o faturamento integrado aos principais convênios reduz as glosas e aumenta a lucratividade da sua clínica. Além disso, a central de atendimento inteligente, com SLA, regras personalizáveis e restrições de atendimento, traz um grande impacto na economia e na redução de custos.
Inove e cresça o seu CDI com a ajuda da Animati
Quer saber como a Animati pode ajudar o seu CDI? Use as nossas soluções completas, como: Animati PACS, netRIS e Animati Workstation.
Clique aqui para agendar uma demonstração e conhecer nossos sistemas em detalhes.